Tributação na medida certa

Com uma grande variedade de ofertas no mercado empreendedor, nos deparamos com profissionais
liberais e autônomos procurando cada vez mais estruturar o seu negócio, mas a alta carga tributária gera desconforto, medo e insegurança a todos os profissionais que anseiam em abrir um negócio próprio.

Mas antes de qualquer coisa, é importante saber que todo profissional liberal é também um profissional autônomo, no entanto, nem todos os trabalhadores autônomos são considerados liberais.

Isso mesmo, serão considerados como profissional liberal todo aquele que tenha permissão para exercer a sua profissão. Portanto, ele deve ter formação superior ou técnica que o habilite para determinada função. Além disso, deve estar registrado a uma ordem ou conselho referente a sua formação. Neste formato, se enquadram profissões como: dentistas, médicos, profissionais de educação física e até advogados.

Já o profissional autônomo, é todo aquele que exerce suas atividades sem vínculo empregatício, trabalha por conta própria e pode ou não ter uma formação superior ou técnica. Entre as profissões mais comuns estão: diaristas, cabeleireiros, comerciantes, esteticistas, prestadores de serviços, entre outros.

Diversas atividades podem ser exercidas sem que o profissional precise abrir uma empresa. Como pessoa física, por exemplo, médicos e dentistas emitem recibos indicando seu CPF, pagando o imposto de renda através do Livro Caixa. Em resumo, livro caixa trata-se de um livro em que se registram a entrada e a saída de dinheiro sob os títulos de ‘dever’ e ‘haver’ respectivamente.

Para os profissionais recém formados, que desejam abrir um consultório próprio, logo se questionam sobre trabalhar de modo Autônomo ou Pessoa Jurídica, qual tipo de regime tributário terá maiores benefícios e quais suas obrigações em cada modelo.

Já para os profissionais que exercem suas especialidades e estão avaliando um próximo passo, seja de formalizar seu consultório ou de transformá-lo em uma clínica, é necessário também fazer algumas análises.
Na verdade, a maior dúvida na hora de empreender está associada a carga tributária incidente sobre a prestação de seus serviços e como e quanto serão as suas contribuições mensais, isso porque uma decisão errada neste momento, pode trazer prejuízos em pouco tempo e até mesmo inviabilizar o seu negócio.

O caminho mais assertivo a seguir, é buscar por uma consultoria e assessoria contábil e fiscal, para que possa entender seu cenário atual e o plano de futuro.

Para tomar a decisão certa, é necessário realizar um bom Planejamento Tributário, assim todas as possibilidades serão analisadas com cuidado, e médicos e dentistas terão uma visão projetada dos custos envolvidos e as obrigações em cada regime tributário.

Para esta análise, é importante também ter em mãos todos os custos envolvidos para realização de suas atividades, como: aluguel, custos com funcionários, despesas fixas como água, luz, telefone, materiais de escritórios, entre outros.
Contudo, além do imposto recolhido através pessoa jurídica, a empresa ainda deve recolher o INSS patronal sobre o valor bruto da folha de pagamento, para os casos de funcionários registrados.

Para médicos e dentistas autônomos conseguirem obter maior lucratividade em sua prestação de serviços, é necessário manter a sua regularidade junto à Receita Federal, cumprindo com suas obrigações fiscais e utilizando a tabela de Imposto de Renda Pessoa Física.

Vale ressaltar que alguns laboratórios e fornecedores de materiais médicos e odontológicos somente aceitam pedidos de vendas de seus produtos através de uma pessoa jurídica, CNPJ, não podendo realizar para pessoas físicas, pelo CPF.

Em resumo, a escolha entre ser autônomo e optar por ser uma pessoa jurídica somente pode ser feita depois de uma avaliação do faturamento ou de sua projeção para o exercício por um determinado período, levando em conjunto a sua projeção de crescimento e outras particularidades.

Cada empresa tem suas características e, em razão disso, é importante contar com o apoio de uma assessoria contábil, fiscal e trabalhista especializada em seu ramo de atuação, e terá a sua disposição profissionais especializados que poderão lhe orientar sobre o melhor sistema tributário e sobre as características e necessidades que melhor atenderão o seu cenário, uma contabilidade na medida certa.

Gostou deste blog e deseja saber saber mais tributação na medida certa, entre em contato conosco!

IRKOMPACTA - Contabilidade na Medida Certa

FALE CONOSCO

Entre em contato para que possamos tirar suas dúvidas, agendar uma visita ou consultem-nos sobre serviços especiais.

Telefone

+55 11 3224-1580

WhatsApp

+55 11 95690-3476

E-Mail

contato@irkompacta.com.br

Onde nos encontrar?

Praça da República, 473 - 6º andar - conj. 62, República
CEP 01045-001 - São Paulo, SP

Horário de Atendimento

Segunda - Sexta - 08:00h às 17:45h
Horário de Brasília

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS